Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Street Fighter: Conheça a Franquia

Conheça a historia de Street Fighter, um dos jogos Arcade mais famosos do Mundo e como ele mudou em vários aspectos a indústria dos games!

Publicidade

Street Fighter é uma franquia de jogos de luta que se tornou um ícone da cultura pop desde que foi lançado pela primeira vez em 1987. Desenvolvido pela empresa japonesa Capcom, o jogo revolucionou o gênero de jogos de luta e estabeleceu muitas das convenções que hoje em dia são associadas a este tipo de jogo.

O Começo do Street Fighter

A história de Street Fighter começa em 1987, quando a Capcom lançou o primeiro jogo da série. O jogo foi um grande sucesso e rapidamente se tornou um dos jogos de arcade mais populares da época. O jogo apresentava dois personagens jogáveis, Ryu e Ken, que competiam em uma série de lutas contra outros lutadores em todo o mundo.

Em 1991, a Capcom lançou Street Fighter II, um jogo que mudou para sempre a indústria de jogos de luta. a sequencia da franquia apresentava uma lista expandida de personagens jogáveis, cada um com suas próprias habilidades e golpes especiais. O jogo também introduziu o sistema de combos, que permitiu que os jogadores executem golpes especiais em sequência para criar combos poderosos. O segundo jogo se tornou um fenômeno global e foi amplamente considerado um dos melhores jogos de arcade já criados.

Ao longo dos anos, a Capcom lançou muitas iterações de Street Fighter, cada uma com sua própria lista de personagens e melhorias de jogabilidade. Street Fighter III, lançado em 1997, introduziu gráficos 2D deslumbrantes e uma lista expandida de personagens jogáveis. Street Fighter IV, lançado em 2008, foi o primeiro jogo da série a ser lançado em consoles de última geração e apresentou gráficos 3D impressionantes e uma jogabilidade mais complexa.

Além da Série “Canônica”

Além dos jogos principais, a franquia também gerou uma grande quantidade de produtos derivados. Isso inclui jogos spin-off como Street Fighter Alpha, EX e Street Fighter x Tekken, bem como uma série de animações e filmes baseados na franquia.

Uma das características mais marcantes de Street Fighter é sua lista de personagens icônicos. Desde Ryu e Ken até personagens como Chun-Li, Guile, Blanka e M. Bison, o jogo apresenta uma lista diversificada de lutadores que são amados pelos fãs de todo o mundo. Cada personagem tem uma história única e habilidades especiais, o que torna a jogabilidade ainda mais divertida e emocionante.

Ao longo de sua história, a franquia Street Fighter tem sido elogiada por sua jogabilidade inovadora, gráficos impressionantes e personagens cativantes. A série continua a evoluir e a crescer, com novos jogos e produtos sendo lançados regularmente. No entanto, apesar de todas as mudanças ao longo dos anos, a essência do game continua a mesma: é um jogo de luta emocionante, que coloca os jogadores em uma batalha épica entre lutadores de todo o mundo.

Curiosidades da Franquia Street Fighter

Além de ser conhecida por sua jogabilidade emocionante e personagens icônicos, a franquia Street Fighter também tem uma série de curiosidades e fatos interessantes que muitos fãs podem não conhecer. Aqui estão algumas curiosidades sobre a franquia:

O nome original de Ryu era “Mike”

Quando a Capcom estava desenvolvendo o primeiro jogo da série, Ryu era originalmente chamado de “Mike”. No entanto, a equipe decidiu mudar o nome do personagem para Ryu, que significa “fluxo” ou “correnteza” em japonês.

Ryu e Ken foram inspirados em personagens de Karate Kid

Os personagens de Ryu e Ken foram parcialmente inspirados nos personagens de Karate Kid, Johnny e Daniel. Ryu é uma homenagem a Johnny, enquanto Ken é uma homenagem a Daniel.

Chun-Li foi a primeira personagem jogável feminina em um jogo de luta

Quando Street Fighter II foi lançado em 1991, Chun-Li se tornou a primeira personagem jogável feminina em um jogo de luta. Ela também foi a primeira personagem jogável feminina a ter sua própria história e arco narrativo na franquia.

M. Bison foi originalmente chamado de Vega

No Japão, o personagem de M. Bison é conhecido como Vega, enquanto o personagem de Balrog é conhecido como M. Bison. No entanto, quando Street Fighter II foi lançado nos Estados Unidos, a Capcom mudou os nomes dos personagens para evitar um processo legal com o boxeador Mike Tyson, que tinha o mesmo nome que o personagem de Balrog.

Akuma é o irmão de Gouken

O personagem de Akuma foi introduzido em Super Street Fighter II Turbo como um personagem secreto. Ele é o irmão mais novo de Gouken, o mestre de Ryu e Ken, e é conhecido por sua habilidade em artes marciais e seu poderoso golpe final, o Shun Goku Satsu.

A voz de Guile foi inspirada em Jean-Claude Van Damme

A voz do personagem de Guile em Street Fighter II foi inspirada pelo ator e artista marcial Jean-Claude Van Damme, que interpretou um personagem semelhante em um filme chamado “Soldado Universal”.

Essas são apenas algumas curiosidades sobre essa franquia de extremo sucesso. Com tantos personagens, jogos e histórias, há muitas outras curiosidades interessantes que os fãs podem descobrir enquanto exploram a franquia.

Novo jogo da Franquia

Em 2023, ainda sem uma data especifica para o lançamento, a Capcom trará para o publico gamer o mais novo jogo da Serie: Street Fighter 6!

Segundo a desenvolvedora, o jogo contará com novos personagens, novos modos de jogo e mecânicas de combate inovadoras!

O jogo não se limitará apenas ao Fighting Ground (que será o modo arcade convencional, de luta 1×1) , já que incluirá outros dois modos de jogo: World Tour e Battle Hub. O World Tour apresenta um modo de história imersivo que oferece aos jogadores a oportunidade de deixar um legado único com seu avatar, ultrapassando os limites do gênero de jogos de luta. Por sua vez, o Battle Hub oferece maneiras inovadoras para que os jogadores possam interagir uns com os outros de maneira única e divertida.

O que nos resta é aguardar e desejar que seja um jogo Realmente inovador mas que nos traga aquele gosto de infancia de quando jogamos os primeiros jogos da Franquia!

Quer saber mais historias de franquias Sensacionais dos Jogos? Acesse nossa categoria Games para mais informaçoes!

Aguarde um instante…