Kalil denuncia ‘corrupção desenfreada’ na mineração de Minas e cobra ação urgente do governo Zema

Ex-prefeito de BH, Alexandre Kalil, em entrevista ao Diário do Comércio, aponta falhas graves na gestão da mineração estadual e pede intervenção imediata do governador Romeu Zema.
Alexandre Kalil, pré-candidato ao governo de Minas Gerais e ex-prefeito de Belo Horizonte, fez um forte apelo por uma atuação mais enérgica do governo estadual na regulação e fiscalização da atividade minerária. Em sua primeira participação na série de entrevistas do Diário do Comércio com postulantes ao Palácio Tiradentes, Kalil criticou o que chamou de “corrupção desenfreada” no setor.
O pedetista enfatizou a necessidade de o governador Romeu Zema dedicar mais atenção às agências reguladoras e aos processos de licenciamento e fiscalização. “O nosso governador não tem que fazer campanha com avião do governo. Ele tem que vir para cá e tomar conta das agências reguladoras do minério, ver o que estão fazendo lá na Serra de Botafogo, em Ouro Preto, e na Serra do Curral, aqui em Belo Horizonte”, declarou Kalil.
Kalil alertou que a inação do governo pode gerar a percepção de envolvimento em irregularidades. “Caso contrário, dá a impressão de que o governo está metido nisso tudo. Já era para ter tomado providência e, se tivesse tomado, não ia ter a segunda fase da Operação Rejeito”, acrescentou, referindo-se às investigações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal.
Investigações revelam rede complexa de fraudes e espionagem
As investigações em andamento apuram fraudes em licenciamento ambiental, mineração ilegal e lavagem de dinheiro em Minas Gerais. A recente deflagração da segunda fase da Operação Rejeito trouxe à tona uma rede clandestina de espionagem montada para intimidar as autoridades responsáveis pela apuração. Kalil classificou essa descoberta como um “escândalo de corrupção desenfreada”, evidenciando a gravidade da situação.
O pré-candidato defende a necessidade de uma gestão pública séria e com coragem para implementar as mudanças necessárias. “Nós estamos precisando de gestão, gestão séria, gestão pública e coragem para fazer”, afirmou, posicionando-se como oposição à atual administração estadual.
Trajetória política e experiência administrativa de Kalil
Alexandre Kalil, empresário com histórico na presidência do Clube Atlético Mineiro, fez sua estreia na política em 2016, elegendo-se prefeito de Belo Horizonte como um candidato “outsider”. Sua gestão foi marcada pela alta popularidade e por uma condução firme durante a pandemia de Covid-19, o que lhe garantiu a reeleição no primeiro turno em 2020 com expressivos mais de 60% dos votos.
Sua carreira política já passou por diferentes legendas, incluindo PHS, PSD e, mais recentemente, o PDT. Após deixar a prefeitura em 2022, Kalil concorreu ao governo de Minas Gerais, mas foi derrotado por Romeu Zema no primeiro turno. Ele busca agora uma nova oportunidade para liderar o estado.
Série de entrevistas com pré-candidatos ao governo de Minas
A entrevista com Alexandre Kalil faz parte da série “Podcast Eleições Minas 2026”, conduzida pela jornalista Ana Karenina Berutti. O Diário do Comércio já confirmou a participação de outros nomes importantes na disputa pelo governo mineiro, como Flávio Roscoe (PL), Ben Mendes (Missão), Gabriel Azevedo, Jarbas Soares (PSB) e o atual governador Mateus Simões (PSD).
A íntegra da entrevista pode ser acessada no canal do Diário do Comércio no YouTube, oferecendo aos eleitores a oportunidade de conhecer as propostas e visões dos pré-candidatos para o futuro de Minas Gerais.