BDMG e Fonplata liberam R$ 150 milhões em crédito para 853 municípios mineiros impulsionarem obras e infraestrutura

Municípios mineiros recebem aporte de R$ 150 milhões para obras e infraestrutura em parceria BDMG e Fonplata
Uma linha de crédito de aproximadamente R$ 150 milhões foi liberada para que os 853 municípios de Minas Gerais possam investir em projetos de infraestrutura, saneamento, obras em espaços públicos, além da aquisição de equipamentos e transportes. A iniciativa é fruto de uma colaboração entre o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento dos Países da Bacia do Rio da Prata (Fonplata).
A assinatura do acordo ocorreu nesta quinta-feira (25), na sede do BDMG, em Belo Horizonte. O Fonplata é uma instituição financeira composta pela Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável em seus países membros.
O BDMG informou que o intuito principal desta ação é direcionar investimentos para projetos que resultem em melhorias concretas na qualidade de vida da população e que gerem um impacto positivo direto nas comunidades. Todas as cidades mineiras são elegíveis para participar, desde que apresentem um projeto de financiamento público devidamente aprovado por suas respectivas câmaras municipais. Não há um limite máximo de empréstimo estabelecido por município.
BDMG amplia apoio a prefeituras com recursos do Fonplata
O presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, ressaltou a importância da parceria, destacando que ela oferece crédito aos municípios em condições de prazo e custo mais favoráveis. “O banco chega às prefeituras de todas as regiões, incluindo as de menor porte que só têm o BDMG como fonte de financiamento”, afirmou Viégas Neto.
Segundo ele, essa iniciativa garante que mesmo os cidadãos de pequenas cidades possam se beneficiar de projetos financiados pelo banco, promovendo melhorias no cotidiano. “A cada nova parceria ampliamos nossa capacidade de apoiar os municípios”, completou o presidente.
Fonplata reforça compromisso com o desenvolvimento sustentável
A vice-presidente de Operações e Países do Fonplata, Eliana Dam, enfatizou que a aliança com o BDMG está alinhada à missão da instituição. “Esta assinatura representa muito mais do que uma operação financeira. Ela reflete a confiança mútua entre nossas instituições e nosso compromisso compartilhado com o desenvolvimento sustentável dos territórios”, declarou Dam.
Ela expressou convicção de que essa colaboração continuará a gerar oportunidades, fortalecer a capacidade de investimento dos municípios mineiros e, consequentemente, aprimorar a qualidade de vida dos cidadãos. A parceria reforça o papel do Fonplata no fomento de projetos que visam o progresso regional.
Histórico de colaboração entre BDMG e Fonplata
A relação entre o BDMG e o Fonplata tem um histórico de sucesso, com a primeira operação conjunta datando de 2020, no valor de US$ 36 milhões. Naquela ocasião, o BDMG se tornou o primeiro banco público brasileiro a captar recursos com o Fundo.
Quatro anos depois, em 2024, o BDMG realizou uma nova captação de US$ 34 milhões junto ao Fonplata. Estes recursos, conforme informado pelo banco, já foram integralmente destinados a financiamentos para prefeituras mineiras, demonstrando a efetividade da colaboração.
Em 2025, até junho, o BDMG já havia fechado R$ 475 milhões em contratos de financiamento com prefeituras mineiras. Esses recursos são liberados conforme o avanço dos projetos executados pelos municípios. Ao final de 2025, o banco possuía contratos ativos com 428 cidades mineiras.