Golpe do PIX: Banco Central Implementa Nova Regra para Rastrear Dinheiro e Aumentar Recuperação de Vítimas a Partir de 2026

Novas regras do Banco Central para o PIX em 2026 visam combater fraudes e proteger vítimas de golpes.

Perder dinheiro em uma fraude financeira, especialmente via PIX, gera uma sensação de impotência terrível. No entanto, uma mudança importante nas regras do Banco Central (BC), que passou a valer em 2 de fevereiro de 2026, promete mudar o jogo. O foco agora é rastrear o dinheiro “fantasma” que circula entre contas laranjas, dificultando a fuga dos criminosos.

Até então, os criminosos se beneficiavam da rapidez do PIX. Assim que o dinheiro caía na conta do golpista, ele era pulverizado em dezenas de outras contas, tornando a recuperação quase impossível. Agora, o cerco se fechou, trazendo um alívio para muitos brasileiros que já foram vítimas dessa modalidade de golpe.

A grande novidade anunciada pelo Banco Central é o rastreamento em múltiplas camadas. Antes, o Mecanismo Especial de Devolução (MED) só conseguia bloquear o dinheiro se ele ainda estivesse na primeira conta que recebeu o PIX. Conforme informação divulgada pelo BC, com a nova regra de 2026, o rastreamento se estende para além da conta inicial, oferecendo uma nova esperança para a recuperação dos valores.

O que mudou na segurança do PIX: Rastreabilidade em Camadas

A grande novidade anunciada pelo Banco Central é o rastreamento em múltiplas camadas. Antes, o Mecanismo Especial de Devolução (MED) só conseguia bloquear o dinheiro se ele ainda estivesse na primeira conta que recebeu o PIX. Com a nova regra de 2026, esse mecanismo foi aprimorado para acompanhar a trilha do dinheiro por mais tempo e em mais contas, mesmo após a pulverização inicial.

Caí em um golpe do PIX. O que devo fazer imediatamente?

Mesmo com as novas regras, o fator tempo continua sendo crucial. Para ativar o novo sistema de rastreio e tentar recuperar seu saldo, é fundamental agir rapidamente. Assim que perceber que caiu em um golpe do PIX, o primeiro passo é contatar imediatamente sua instituição financeira e registrar a ocorrência. Quanto mais rápido você agir, maiores serão as chances de sucesso na recuperação do dinheiro.

Dica de Segurança: O Banco Central reforça que nenhum funcionário de banco entra em contato para pedir senhas ou “testes de PIX” para reverter golpes. Se alguém te ligar pedindo isso, é um novo golpe! Fique atento e nunca compartilhe suas senhas ou dados bancários por telefone, SMS ou e-mail.

O fim das “Contas Laranjas”?

As novas normas também impõem punições mais severas para os bancos que permitem a abertura de contas com documentos falsos ou de fachada. Se o banco não conseguir provar que verificou a identidade do dono da conta que recebeu o dinheiro roubado, ele pode ser responsabilizado pelo prejuízo da vítima. Essa medida visa aumentar a responsabilidade das instituições financeiras na prevenção de fraudes.

Essa responsabilização bancária é um passo importante para desestimular a criação e o uso de contas laranjas, que são essenciais para a movimentação do dinheiro obtido em golpes. Ao aumentar o risco para as instituições, espera-se que elas invistam mais em mecanismos de segurança e verificação de identidade.

Botão Voltar ao topo